O que é golpe do boleto bancário?
O golpe do boleto bancário é quando o cliente é enganado recebendo um boleto falso!
O consumidor, por exemplo, compra um produto que não é entregue.
Ao reclamar, descobre que pagou um boleto falso.
Os valores pagos não foram encaminhados para o vendedor, mas para terceiros laranjas ou fraudadores.
Há também boletos encaminhados diretamente por criminosos para o endereço dos clientes.
O consumidor incauto paga por achar que se trata de dívida legítima.
Neste post você vai entender:
- Quais os cuidados do consumidor para não ser enganado?
- Qual a responsabilidade da empresa vendedora ou prestadora de serviços e do banco pelo boleto falso?
QUAIS OS CUIDADOS PARA EVITAR O GOLPE DO BOLETO BANCÁRIO?
Quais os cuidados para evitar o golpe do boleto bancário?
O consumidor precisa tomar muito cuidado para não cair em um golpe evidente.
Por exemplo, pagar um boleto que recebeu por e-mail cobrando uma dívida que não existe de uma empresa que não conhece.
Neste caso há uma situação evidente de golpe.
É sensato que o consumidor fuja dessas situações.
Ou então demonstrar descuido na segurança ao usar a internet.
Comprar de um site falso ou de um ambiente que não é seguro, pode também resultar em prejuízos.
Por esse motivo, recomenda-se que o consumidor esteja bem atento à segurança.
Também, antes de pagar qualquer boleto bancário, verificar os dados impressos e o valor cobrado.
Identifique se não há informações divergentes.
Verifique o nome da empresa, do banco, o código de barras, a data de vencimento ou mesmo o valor cobrado estão corretos.
Havendo divergências é recomendado entrar em contato com a empresa e checar as informações.
Além do mais, tenha em mente que os órgãos públicos não enviam cobranças ou intimações por e-mails.
Notificações por e-mail para comparecer à Polícia Federal, à Receita Federal, etc., são golpes evidentes.
Em qualquer caso, havendo fraude o consumidor poderá procurar a polícia e denunciar a ocorrência.
O BANCO É RESPONSÁVEL PELO GOLPE DO BOLETO BANCÁRIO?
Uma dica é cobrar o prejuízo do banco que autorizou a emissão do boleto falso.
Em algumas situações o banco pode ser responsabilizado.
O argumento é que o banco nunca poderia ter autorizado a abertura de conta ou a prestação de serviços de cobrança a um estelionatário.
Pode acontecer, contudo, situações em que o cliente entrou no site da loja, não num site falso.
Neste caso a emissão do boleto falso ocorreu no ambiente, em tese seguro, da loja!
Ou então o fraudador teve acesso a informações pessoais da vítima.
É o que ocorre em caso de falha dos sistemas do cartão de crédito, do banco, das lojas, etc.
Nestes casos, há responsabilidade da loja e responsabilidade do banco pela violação do sigilo de informações de seus clientes.
Se o cliente pagar o boleto falso porque possui relacionamento com o banco e a loja e entende que a dívida é legítima, mas depois descobre que a dívida não foi paga, terá direito ao ressarcimento de todo e qualquer prejuízo que teve, inclusive danos morais.