Já lhe ocorreu de se encantar com a propaganda de um produto na TV ou na internet mas depois da compra sentir arrependimento?
Primeiro você imagina, verifica que o preço está ao seu alcance, melhor, em promoção com condições imperdíveis.
Por impulso você compra o produto, mas quando é entregue vem aquele arrependimento:
“não é o que eu imaginava” ou “se soubesse que o produto era esse não teria efetuado a compra”!
Em situações assim o comprador tem o direito de se arrepender, devolver o produto e pegar seu dinheiro de volta?
Neste post você vai entender:
- O que é e como funciona o direito de arrependimento?
- Quando é possível devolver o produto e pegar o dinheiro de volta?
DIREITO DE ARREPENDIMENTO
Ao comprar por impulso é bom saber que o Código de Defesa do Consumidor dá ao comprador o direito de arrependimento.
É o chamado prazo de reflexão, de sete dias!
Neste prazo poderá desistir da compra ou do contrato sem explicar o motivo.
QUANDO É POSSÍVEL?
O direito de arrependimento é possível somente nas seguintes situações:
- compra por telefone,
- compra em domicílio,
- ou compras online.
Por telefone e pela internet o consumidor, sem contato direto, confia na propaganda sendo facilmente enganado.
Na venda no domicílio o vendedor se aproveita do comprador para incentivá-lo a comprar por impulso.
Contudo, quando o cliente se dirige à loja física e efetua a compra diretamente não tem direito ao arrependimento.
Presume-se que refletiu antes de comprar e teve contato direto com produto.
COMO PROCEDER?
Você tem o prazo de sete dias a partir do recebimento do produto para solicitar o arrependimento.
Poderá devolver o produto e pegar seu dinheiro de volta!
Não esqueça de documentar o pedido de desistência (é fundamental para futura prova).
Poderá anotar os protocolos de atendimento ou enviar notificação por escrito com aviso de recebimento.
O consumidor terá direito ao ressarcimento integral dos valores desembolsados de imediato monetariamente atualizados.
Deverá ser ressarcido, inclusive, dos custos indiretos que teve com a compra.
Também não poderá ser cobrado por valores referentes à logística reversa para devolução do produto.
Importante ressaltar que mesmo depois deste prazo ou mesmo sem direito ao arrependimento, tem direito à revisão ou cancelamento da compra com o ressarcimento de danos quando comprovada alguma prática abusiva e legalmente proibida por parte do vendedor ou fornecedor de serviços.