Você sabe muito bem o quanto comprar um produto com defeito é frustrante!
Por esse motivo, ao constatar o defeito muitos consumidores vislumbram a possibilidade de desistir da compra e ter o dinheiro de volta!
A frustração pode ocorrer na compra de um eletrônico, um eletrodoméstico, uma roupa, um alimento, ou mesmo na compra de um automóvel ou um imóvel.
Neste post você vai entender:
- Quando há defeito, o consumidor pode trocar o produto ou devolvê-lo com dinheiro de volta?
- Quais os direitos do consumidor na compra de um produto com defeito?
QUANDO HÁ DEFEITO O CONSUMIDOR TEM DIREITO À TROCA OU O DINHEIRO DE VOLTA?
Quais defeitos tornam possível a troca de um produto ou o dinheiro de volta? O artigo 18 da Lei 8.078/90 define os defeitos como vícios de qualidade ou quantidade que tornam os produtos impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor. No caso de imóveis ou automóveis podem ser também pendências administrativas no registro de imóveis ou no Detran / Ciretran que impedem o uso ou a transferência para o proprietário. Quando há defeito, o direito à troca ou dinheiro de volta é possível em quais situações? A legislação dá ao vendedor a possibilidade do conserto, quando possível! Por esse motivo, o consumidor terá o direito à troca ou o dinheiro de volta quando não é possível o reparo, ou o reparo desvalorizará o bem. É o caso, por exemplo, de um veículo zero quilômetro entregue batido! Também, quando a assistência técnica não consegue efetuar o conserto no prazo máximo de 30 (trinta) dias o consumidor poderá exigir a troca do produto ou seu dinheiro de volta. Muitos consumidores também têm conseguido o direito quando se trata de um produto essencial, como uma geladeira, e o consumidor não pode ficar privado do bem! Por esse motivo, o consumidor deve ficar atento porque o direito de troca ou o dinheiro de volta não é obrigatório em todas as situações!
NAS COMPRAS POR IMPULSO QUAIS OS DIREITOS DO CONSUMIDOR?
Muitos consumidores confundem o direito à troca ou o dinheiro de volta por defeito, também chamado de vício redibitório, com o direito de arrependimento.
Quando o consumidor compra por impulso no ambiente virtual, por telefone, em domicílio ou por catálogo, tem o direito de arrependimento.
É o prazo de 07 (sete) dias de reflexão a partir da data de entrega do produto.
Nestes casos, o consumidor arrependido poderá devolver o bem e pegar seu dinheiro de volta sem explicar o motivo.
O direito de arrependimento existe independente de qualidade ou defeito do produto!
Muitos consumidores também confundem a política de troca da empresa com a garantia ou o direito à devolução do dinheiro.
Entenda que a política de troca na maioria das situações não tem nenhuma relação com os Direitos do Consumidor.
Serve apenas para incentivar a compra por impulso!
COMPRAS POR IMPULSO – O MAIOR DESAFIO DO CONSUMIDOR
O consumidor, na maioria das situações, não enfrenta reais problemas jurídicos!
O maior problema ou desafio acaba sendo mesmo a compra por impulso.
O consumidor, sem refletir, gasta seu valioso dinheiro para satisfação imediata ou passageira.
O problema acaba sendo potencializado quando o valor do bem é elevado e o consumidor acaba recorrendo a financiamentos para satisfazer o sonho!
Por esse motivo, além de ficar atento aos seus direitos o consumidor precisa também educar sua ansiedade para evitar problemas!
Contudo, nos casos de efetivo defeito, o consumidor poderá fazer valer seus direitos!
Não sendo possível o conserto ou havendo flagrante desvalorização do bem, o consumidor poderá buscar um advogado de sua confiança para devolução do bem com dinheiro de volta.